terça-feira, 29 de maio de 2012

Ônix e Saturno


                  

Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar,o primeiro é Júpiter,
um gigante gasoso adornado com milhares de partículas geladas que giram em torno dele, formando anéis, autênticas pedras preciosas num espaço dominado pelo vácuo e pelo negro. Uma órbita em torno do Sol demora 29 anos e meio!, sua temperatura média à superfície é de -150ºC e é o mais achatado nos polos devido à sua veloz rotação. Seu sistema de anéis é o mais visível do Sistema Solar, são partículas a temperaturas muito baixas, que podem variar desde tamanhos muito pequenos a vários quilômetros de diâmetro, cada qual com uma órbita independente, dando a impressão de impôr um certo limite entre os outros planetas ou como se ele fôsse um eremita solitário do Universo! 
Mitologicamente, Saturno em romano e Cronos em grego (que significa "o tempo")é o Senhor do Tempo, filho mais jovem das uniões entre o Céu e a Terra, e é representado visualmente como um velho com uma foice a qual "castra" tudo o que não é produtivo,o que já é ultrapassado,o que não tem mais consistência e pede responsabilidade, paciêcia, perseverança, pé no chão, Saturno nos pede o tempo necessário para realizações concretas e sérias. Esta é a explicação quando este Senhor surge em trânsito em nosso mapa natal, trazendo sua foice e trabalhando com ela ativamente nas áreas que estão mais "capengas" e carentes em nosso momento, seja a dos valores, dos relacionamentos, do trabalho, dos estudos, da carreira, enfim, para que acordemos e tomemos mais consciência e responsabilidade naquilo que nos propomos realizar.
                                                                    
Ônix é essencialmente uma pedra de limpeza, absorvendo totalmente as energias com as quais entra em contato, porisso sempre depois de usá-la, devemos limpá-la na natureza, na água corrente, com incenso, etc. Ela também nos coloca em contato com seus princípios - estrutura, capacidade de trabalho, disciplina, pé no chão. Este é um cristal do dia-a-dia, onde precisamos manifestar conexão com a vida prática e material, ajudando a vencer medos e preocupações, equilibrando excesso de energia sexual e descarregando para a terra, conferindo solidez, seriedade, compromisso, experiência, rotina, realidade, dissolve apego ao passado, rigidez, velhas formas de agir, atitudes frias e indiferentes, sobrecarga de atividades ou de sentimentos. Ele é minimalista, corta todo o excesso, nos faz ficar face a face com quem somos e com o que plantamos, ou melhor, produzimos, até agora em nossas vidas. Como o planeta Saturno, para encararmos a nós mesmos, precisamos de um pouco de solidão, limitar o que sentimos, o que pensamos, ficarmos um pouco "frios" emocionalmente (e temporariamente!) para cortarmos o que já foi feito e cumprido mas que muitas vezes nos vemos apegados a situações, pessoas,objetos. Nosso velho e bom amigo Ônix, então, é benvindo a nos ensinar suas experiências e nos proteger de nós mesmos!
 

3 comentários:

  1. Sônia,essa matéria tem tudo a ver com a proposta desta semana. Informações maravilhosas!!! Obrigada♥

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sônia,gostei muito da sua matéria.Sou astróloga e tenho saturno na primeira casa,num aspecto tenso.Apresento problemas de hérnia lombar e dor e rigidez nos dois dedos designados como dedo de saturno.Gostaria de saber de como posso fazer uso do Ônix e de que forma(anel?) Se puder me envie a resposta pelo email (roseli-imoraes@hotmail.com).Agradecida Roseli Moraes

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Sônia,gostei muito da sua matéria.Sou astróloga e tenho saturno na primeira casa,num aspecto tenso.Apresento problemas de hérnia lombar e dor e rigidez nos dois dedos designados como dedo de saturno.Gostaria de saber de como posso fazer uso do Ônix e de que forma(anel?) Se puder me envie a resposta pelo email (roseli-imoraes@hotmail.com).Agradecida Roseli Moraes

    ResponderExcluir